O que são os Silicatos?
Os Silicatos é a classe mineral de maior importância do que qualquer outra, pois cerca de 25% dos minerais conhecidos e quase 40% dos minerais comuns são deste grupo. Tendo algumas exceções, todos os minerais que formam as rochas ígneas são da classe dos silicatos, constituindo mais de 90% da crosta terrestre.
A unidade fundamental de todas as estruturas dos silicatos é íon silicato, um tetraedro regular constituído por quatro íons de oxigênio nos vértices coordenados por um íon central de silício tetravalente e configurando a fórmula SiO4. A ligação que une os íons de oxigênio e silício que mantém unida a crosta terrestre. Essa ligação pode ser explicada através da teoria de negatividade, como sendo 50% iônica e 50% covalente, ou seja, apesar da ligação ser originada em parte da atração dos íons, implica também a participação de elétrons e a interpenetração dos íons envolvidos.
A energia total de ligação do íon silício é distribuída igualmente entre seus quatro oxigênios vizinhos. A força de ligação silício-oxigênio isolado é a metade da energia total da ligação disponível no íon oxigênio. Cada íon oxigênio tem a capacidade de se ligar com outro íon silício e de entrar em outro agrupamento tetraédrico através do oxigênio compartilhado, chamada de polimerização, podendo envolver um, dois, três ou todos os quatro íons oxigênio no tetraedro, originando uma diversidade de configurações estruturais.
Classificação do Silicatos:
http://www.lookfordiagnosis.com/mesh_info.php?term=Silicatos&lang=3
Nesossilicatos - São isolados uns dos outros por cátions; Sorossilicatos - 2 tetraedros de SiO4 compartilham 1 íon oxigênio; Ciclossilicatos - 3, 4 ou 6 Tetraedros de SiO4 unidos por 2 íons oxigênio, formando anéis; Inossilicatos - 1 Tetraedro de SiO4 compartilham 2 oxigênios (Cadeia Simples), ou 1 Tetraedro de SiO4 compartilham 3 oxigênios (Cadeia Dupla); Filossilicatos - Folhas; Tectossilicatos - Todos os oxigênios do tetraedro de SiO4 estão ligados.
(Dana, 1974)